Ah, meus queridos e queridinhas, hoje a vovó está aqui toda animada para compartilhar com vocês uma receitinha simplesmente deliciosa: a nossa carne louca! E sabe o que é mais gostoso? Essa delícia pode ser servida com torradas ou pão, é perfeito para aquele lanchinho especial ou até mesmo para animar uma festinha com a família e amigos. Quem não adora um pãozinho com carne louca, não é mesmo? Vamos lá aprender como preparar essa tradicional receita com muito amor e carinho!

Receita Carne Louca 

Tempo de preparo: 1h30

Rendimento: 4 porções

Dificuldade: fácil

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1kg de acém em cubos (ou podem escolher outra carne de preferência, viu?)
  • 2 cubos de caldo de carne (ou de legumes, para quem quiser opção vegetariana)
  • 1 folha de louro
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola picada (bem miudinha!)
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 pimentão vermelho em tiras (hum, que colorido!)
  • 1/2 pimentão amarelo em tiras
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de molho de tomate (melhor ainda se for caseiro!)
  • Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto
  • Azeite para regar

Torradas:

  • 8 pães franceses amanhecidos (ou podem usar torradas prontinhas, tá?)
  • Azeite para regar
  • Orégano para polvilhar

Modo de preparo:

  1. Vamos começar nossa aventura culinária! Em uma panela de pressão, aqueça o óleo em fogo alto e doure a carne. Depois, adicione o caldo de carne (ou de legumes, se preferirem), a folha de louro, cubra tudo com água e tampe a panela. Deixem cozinhando por 40 minutinhos em fogo baixo, assim que a pressão começar. Ah, não se esqueçam de deixar a pressão sair naturalmente, combinado? Assim nossa carne ficará bem macia! Agora, retirem a carne e reservem 1/2 xícara (chá) da água do cozimento. Desfiem a carne e reservem.
  2. Em uma outra panelinha, aqueçam o azeite e refoguem a cebola e o alho por 3 minutinhos, para ficarem bem douradinhos. Junte os pimentões e refoguem tudo por mais 4 minutos, para ficar bem colorido e saboroso. Agora, adicionem o molho de tomate e a água do cozimento que reservaram. Deixem cozinhando por mais 5 minutos. E para dar aquele toque de carinho, juntem a carne desfiada, tempere com sal, pimenta e cheiro-verde. Reguem tudo com um pouquinho de azeite e deixem esfriar um pouquinho.
  3. Enquanto a carne esfria, vamos preparar as torradas! Cortem fatias de pão com 1 dedinho de espessura. Coloquem as fatias em uma fôrma, reguem com azeite e polvilhem com um pouquinho de orégano. Levem ao forno médio, que já está preaquecido, por 10 minutinhos ou até começar a dourar. Retirem do forno e deixem esfriar. Ficam uma delícia!
  4. Agora, é só colocar a carne em marmitinhas de plástico com tampa e as torradas em saquinhos de plástico. Assim, cada porção de carne vai ficar acompanhada de um saquinho de torrada, tudo bem prático e saboroso!

A vovó está aqui para cuidar da saúde de vocês também! Vamos falar um pouquinho sobre os benefícios e alguns cuidados com a nossa receitinha de carne louca:

Benefícios da carne louca:

  • Proteínas importantes: A carne é uma ótima fonte de proteínas, que são essenciais para o crescimento, a construção e a manutenção dos nossos músculos e tecidos. Elas nos deixam fortes e cheios de energia para enfrentar o dia a dia com muito ânimo!
  • Vitaminas e minerais: Além das proteínas, a carne também contém diversas vitaminas e minerais importantes para o nosso organismo. Temos que dar uma salva de palmas para a vitamina B12, que ajuda na formação das células do sangue, e para o ferro, que é fundamental para evitar a anemia e deixar o nosso corpo bem saudável!
  • Fibras dos pimentões: Os pimentões vermelho e amarelo são uma fonte maravilhosa de fibras, que ajudam na digestão e no funcionamento do intestino. É muito importante para mantermos a saúde do nosso sistema digestivo em dia!

Cuidados e contraindicações:

  • Quantidade de sal: Vamos ficar de olho na quantidade de sal que usamos no preparo da carne louca, tá? O sal em excesso pode fazer o nosso coraçãozinho ficar triste e aumentar a pressão arterial. Então, vamos usar com moderação e, se possível, optar por caldos de carne ou legumes com menos sódio.
  • Opção vegetariana: Para quem é vegetariano ou está buscando reduzir o consumo de carne, é possível substituir o acém por proteínas vegetais, como cogumelos ou até mesmo grãos como lentilha ou feijão, para preparar uma carne louca vegana ou vegetariana bem deliciosa!
  • Preparo da carne: É importante cozinhar bem a carne para que ela fique macia e segura para o consumo. Usar a panela de pressão é uma ótima opção para garantir que a carne fique bem cozida e desfiando na medida certa!
  • Variedade de acompanhamentos: Para equilibrar a nossa refeição, vamos aproveitar essa carne louca deliciosa com acompanhamentos saudáveis, como uma saladinha colorida ou até mesmo legumes cozidos. Assim, garantimos que o nosso prato fique cheio de nutrientes e sabor!

Meus amores, como tudo na vida, o segredo está em aproveitar as delícias com equilíbrio e moderação. Assim, podemos curtir a nossa carne louca com toda alegria e ainda cuidar da nossa saúde com muito carinho!

Espero que tenham gostado dos benefícios e dos cuidados com essa receitinha especial! Agora, é só preparar com amor e compartilhar essa delícia com a família e os amigos!

Até a próxima, meus tesouros, e não se esqueçam de dar um abração bem apertado na vovó ou no vovô mais próximo! Eles vão adorar provar essa gostosura que vocês prepararam com tanto amor! ♥️

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *