Meus amores, venham bem pertinho, que a vovó vai contar um segredinho culinário delicioso pra vocês! Hoje, trago essa receitinha especial do nosso querido bolinho brasileiro, o bolovo ou ovo à escocesa! É um bolinho de carne moída recheado com um ovinho cozido, que pode ser frito ou assado no forno. E posso garantir a vocês que o sabor é simplesmente incrível!

Vocês vão precisar de um tempinho carinhoso para preparar essa gostosura, mas o resultado vale a pena! Vamos lá:

Bolovo

Bolovo receita

Tempo de preparo: 1h

Rendimento: 6 porções

Dificuldade: fácil

Ingredientes:

  • 500g de carne moída (escolham o tipo de carne que mais gostam)
  • 6 ovos
  • 1 envelope de pó para creme de cebola (68g)
  • 1 cebola ralada
  • Cheiro-verde picado a gosto
  • 6 ovos cozidos (um para cada bolovo)
  • Farinha de trigo e de rosca para empanar
  • 3 ovos batidos para empanar
  • Óleo para fritar (ou se preferirem, podem optar por assar no forno)

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, meus amores, em uma tigela, misturem a carne moída com um ovo, o pó para creme de cebola, a cebola ralada e o cheiro-verde. Vamos deixar essa massinha bem misturada e cheia de sabor!
  2. Agora, vamos dar forma aos nossos bolovinhos! Dividam a carne moída em 6 partes, uma para cada bolovo. Com todo o carinho, abram cada porção na palma da mão e coloquem um ovinho cozido no meio, envolvendo-o com a carne e modelando uma bolinha. Fica tão fofo!
  3. Em seguida, meus queridos, é hora de empanar essas delícias! Passem cada bolovo pela farinha de trigo, depois pelos ovos batidos e, por último, pela farinha de rosca. Assim, eles ficarão bem douradinhos e crocantes!
  4. Se quiserem fritar, aqueçam o óleo e fritem os bolovos até que fiquem dourados e deliciosos. Se preferirem assar, coloquem os bolinhos em uma assadeira untada e levem ao forno pré-aquecido a 200°C até que fiquem bem douradinhos e suculentos.
  5. Agora, é só escorrer em papel absorvente, com todo o cuidado, e servir!

Benefícios do bolovo:

  1. Proteínas importantes: O bolovo é uma opção rica em proteínas, tanto da carne moída quanto dos ovos. As proteínas são essenciais para a construção e reparação dos nossos músculos, além de nos deixarem mais fortes e cheios de energia!
  2. Nutrientes do creme de cebola: O creme de cebola utilizado na receita pode conter alguns nutrientes importantes, como vitaminas e minerais. E, além disso, dá um sabor especial à carne moída!
  3. Variedade de preparo: Uma das vantagens do bolovo é que podemos prepará-lo de duas formas: frito ou assado no forno. Assim, podemos escolher a opção que mais nos agrada ou se encaixa melhor na nossa alimentação.
  4. Opção para compartilhar: Esses bolinhos são perfeitos para reunir a família e os amigos em um momento de alegria e comida gostosa! Compartilhar bons momentos à mesa é sempre uma alegria!

Cuidados e contraindicações:

  1. Quantidade de óleo: Se optarmos por fritar os bolovos, é importante lembrar de não exagerar na quantidade de óleo utilizado. Prefiram óleos mais saudáveis e evitem o excesso de gordura na preparação.
  2. Consumo moderado: Mesmo sendo uma delícia, devemos consumir o bolovo com moderação, já que é um alimento frito ou empanado, o que pode adicionar calorias extras à nossa refeição.
  3. Cuidado com alergias: Pessoas que têm alergia ou intolerância a algum dos ingredientes, como ovos ou algum tempero utilizado na receita, devem evitar ou fazer adaptações para aproveitar essa delícia sem preocupações.

Meus amores, como em tudo na vida, o segredo está no equilíbrio! Podemos aproveitar essa receita deliciosa com moderação e cuidado, sempre priorizando uma alimentação balanceada e saudável. Comer com alegria é um gesto de carinho e afeto, mas também é importante cuidar do nosso bem-estar e da nossa saúde!

Espero que tenham gostado dos benefícios e dos cuidados com o bolovo! Agora, é só preparar com todo o carinho e aproveitar esse bolinho tão amado com a família e os amigos!

Até a próxima, meus amores, e não se esqueçam de dar um abração bem apertado na vovó ou no vovô mais próximo! Eles vão adorar receber esse carinho todo! ♥️

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *