A nossa querida vovó, com toda sua sabedoria e amor pela culinária, quer compartilhar com vocês uma receita deliciosa e tradicional: a cuca de banana! De origem alemã, essa gostosura é um clássico nos cafés gaúchos, mas seu sabor conquistou corações em várias regiões do Brasil. Com uma massa doce e macia, pedaços suculentos de banana e uma cobertura de farofinha crocante, essa receita é simplesmente perfeita para acompanhar bebidas quentes.

Embora a cuca possa ser adaptada com outros recheios, como maçã, uva ou doce de leite, é com a banana que ela encontra sua melhor versão. O resultado é um doce dourado, quase caramelizado, que só de pensar já dá água na boca.

Então, para tornar o seu cafezinho ainda mais especial hoje, vamos compartilhar o modo de preparo dessa cuca de banana. Prepare-se para se deliciar com essa sobremesa maravilhosa:

Cuca de banana |  Tempo: 1h30 |  Rendimento: 10 porções | Dificuldade: fácil

Ingredientes:

  1. 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  2. 1 colher (sopa) de fermento em pó
  3. 3 ovos
  4. 2 xícaras (chá) de açúcar
  5. 4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina derretida
  6. 1 xícara (chá) de banana madura picada
  7. 1 xícara (chá) de leite
  8. Margarina e farinha de trigo para untar

Farofa:

  1. 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  2. 1/2 xícara (chá) de manteiga
  3. 1 xícara (chá) de açúcar
  4. 1 colher (sopa) de canela em pó
  5. Margarina e farinha para untar

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela, a vovó sugere que vocês misturem a farinha e o fermento e reservem.
  2. No liquidificador, batam os ovos, o açúcar, a manteiga derretida, a banana picada e o leite até obter uma massa bem homogênea e cheia de amor. Em seguida, juntem essa mistura aos ingredientes da tigela.
  3. Despejem essa massa maravilhosa em uma fôrma de 30 cm de diâmetro de fundo removível, que deve estar carinhosamente untada e enfarinhada.
  4. Agora, vovó ensina que vamos fazer a farofa. Em outra tigela, misturem a farinha de trigo, a manteiga, o açúcar e a canela com as pontas dos dedinhos até formar uma farofinha úmida e saborosa.
  5. Com muito cuidado e carinho, coloquem os pedacinhos de banana sobre a massa do bolo e, por cima, espalhem a farofa, deixando tudo bem bonito.
  6. Leve ao forno preaquecido com muito amor por 30 minutos, ou até que, enfiando um palitinho, ele saia limpinho, pronto para ser devorado.
  7. Retirem do forno, desenformem com cuidado e sirvam essa cuca de banana quentinha e perfumada.

A vovó sugere que vocês aproveitem essa delícia na companhia da família, com alegria e gratidão por esses momentos especiais. A cuca de banana é perfeita para adoçar a vida e aquecer o coração de todos. Então, façam bom proveito e aproveitem cada pedacinho desse doce encantador. Bom apetite, meus queridos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *