Queridos, que tal aprender a fazer uma receita que vai surpreender a todos no jantar em família? Para isso, a vovó trouxe uma pedida perfeita: a deliciosa torta rigatoni! Além de ser prática e inusitada, essa torta é muito especial e utiliza somente ingredientes fáceis e baratinhos. Assim, vocês economizam na refeição para a família toda, ao passo que surpreendem todo mundo com uma explosão de sabores!

Ah, meus amores, preparem os corações e venham com a vovó aprender o passo a passo dessa maravilha! É só pegar a caneta e o papel, que a receitinha está chegando:

Receita Torta rigatoni

Receita Torta rigatoni

Tempo: 1h

Rendimento: 6 porções

Dificuldade: fácil

Ingredientes:

  • 1 pacote de macarrão rigatoni (500g)
  • 2 ovos
  • 100g de queijo parmesão ralado
  • 1 caixa de creme de leite (200g)
  • Queijo muçarela ralado para polvilhar

Molho:

  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 600g de carne moída
  • 2 latas de tomates pelados
  • Sal e manjericão fresco picado a gosto

Preparo:

  1. Primeiro, vamos cozinhar o macarrão em uma panela com água fervente e sal, seguindo o tempo indicado na embalagem ou até ficar al dente. Depois, é só escorrer e reservar.
  2. Para o molho, vamos aquecer uma panela com o azeite, em fogo médio, e refogar a cebola e o alho por 2 minutos. Em seguida, adicionamos a carne moída, temperamos com sal e pimenta, e refogamos por 5 minutos. Acrescentamos o tomate pelado e cozinhamos em fogo médio até formar um molho encorpado. Ah, o aroma desse molho é de dar água na boca! E para deixar tudo ainda mais gostoso, vamos acertar o sal, temperar com manjericão fresco picadinho e desligar o fogo. Deixamos o molho amornar um pouquinho.
  3. Em uma tigela, vamos misturar os ovos, o queijo parmesão e o creme de leite, formando uma misturinha deliciosa e cremosa. Hum, dá até vontade de provar um pouquinho!
  4. Agora, vamos para a montagem da nossa torta: em uma fôrma de aro removível de 24 cm de diâmetro, forrada com papel-manteiga, espalhamos metade do molho, criando uma camada deliciosa. Por cima, ajeitamos o macarrão, um ao lado do outro, até cobrir toda a fôrma com carinho. Então, espalhamos a mistura de ovos por cima, criando uma camada cremosa e irresistível. Por fim, cobrimos tudo com o restante do molho, para que cada garfada seja uma verdadeira festa de sabores! Polvilhamos muçarela ralada por cima, porque queijo nunca é demais, não é mesmo? E agora, nossa torta rigatoni está prontinha para se transformar em uma delícia douradinha!
  5. Levamos nossa torta ao forno médio, preaquecido, e deixamos assar por 25 minutos. Ah, o cheirinho que está saindo do forno é maravilhoso! A vovó não vê a hora de todos provarem essa gostosura!
  6. Retiramos do forno, com todo o cuidado, e desenformamos a torta com um sorriso no rosto, porque ela ficou simplesmente linda e apetitosa! Agora é só servir essa maravilha com amor e carinho para toda a família, e compartilhar essa delícia em momentos especiais!

meus amores! A vovó não podia esquecer de falar sobre os benefícios e os cuidados com essa deliciosa torta rigatoni. Vamos lá:

Benefícios:

  1. Macarrão: O macarrão é uma excelente fonte de carboidratos, que fornecem energia para o nosso corpo. Além disso, o macarrão é uma boa fonte de fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino.
  2. Queijo parmesão: O queijo parmesão é rico em cálcio, importante para a saúde dos ossos e dentes. Também contém proteínas e vitaminas do complexo B.
  3. Manjericão: O manjericão é uma erva aromática com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, podendo ajudar a combater radicais livres e promover a saúde do coração.

Cuidados:

  1. Carne moída: A carne moída deve ser bem cozida para evitar contaminações, especialmente por bactérias como a E. coli. Certifique-se de cozinhar a carne completamente antes de utilizá-la no molho.
  2. Queijo muçarela: A muçarela é rica em gorduras saturadas, que em excesso podem aumentar os níveis de colesterol no sangue. Por isso, é importante consumir com moderação, principalmente para aqueles que têm problemas de colesterol elevado.
  3. Molho: O molho pode conter quantidades significativas de sódio, o que pode ser um ponto de atenção para pessoas com hipertensão ou problemas cardíacos. É bom evitar exageros no consumo de alimentos com alto teor de sódio.

Minha família querida, como em toda receita, é importante saborear essa delícia com moderação e equilíbrio. E claro, nada como compartilhar momentos felizes em família, aproveitando cada mordida dessa torta de rigatoni feita com muito carinho.

Espero que tenham gostado das dicas da vovó! Agora, é só se deliciarem com essa maravilha e desfrutarem de momentos especiais com toda a família reunida! Um abraço apertado para cada um de vocês! 🤗

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *